quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ilhas na Bruma: primeira passagem para África


Era a primeira ida a S. Tomé onde iria viver -ainda não o sabia- cinco anos.
A primeira parte da viagem passei-a a ler.
De vez em quando olhava pela janela oval que reflectia a luz do sol. A certa altura, descobri uma montanha enorme lá em baixo, com os picos cobertos de neve brilhante apontados para o céu, quase à altura das nuvens.
- O monte Atlas!, disse para mim.
Seria?, duvidei.
Entre nuvens e neve, sim, era o Monte Atlas, confirmaram.
Adiante, corria a terra vermelha sem fim e depois, mais adiante ainda, o deserto e as ondas de areia que o vento fazia mover, como numa praia as águas do mar: dunas movediças, pensei.
Entretive-me olhando, espantada, por ver tanta coisa bela, longe lá em baixo, na terra...
A África.
Li um pouco, talvez tenha adormecido e, quando olhei outra vez, vi a entrada do delta de Abidjan, com as suas costas recortadas e as “quase-ilhas”, pequenas penínsulas, o verde vivo, num corte geometricamente quadrado, dos palmeirais.
Esparsos, um ou outro coqueiro esguio estica-se para o céu. Grande parte dos passageiros desceu no aeroporto de Abidjan. Vieram os empregados da limpeza aspirar e depois pulverizar o interior do avião.
Mosquitos? Paludismo? Sim, com certeza ali haveria também paludismo.
A viagem continuaria até S. Tomé e Príncipe.
Entraram três ou quatro passageiros.
Mas a espera continuava, dentro do avião, para todos.
Devíamos partir dentro de uma hora, apenas, o voo atrasara-se.

Fora, vejo deslizar um pequeno avião de asas abertas, brancas e verdes, da “Air Africa”, com as hélices girando como uma ventoinha grande.
Os carregadores agitam-se com uns mini-carrinhos carregados de malas.

A senhora, que ia sentada do outro lado do corredor, deu um grito, levantou-se e correu pelo corredor até à porta.

- O meu cão!
A hospedeira, que falava, risonha, com um empregado ao cimo das escadas, virou-se para ela, atenciosa:
- Aconteceu alguma coisa?
- Oh! Sim! Meu Deus, é o meu cão que vai ali!
E apontava para um dos carrinhos lá ao fundo, já perto do hangar do aeroporto, que continha uma grande caixa com grades, espécie de gaiola de plástico grosso.
- Ali! Está a vê-lo? Desembarcaram-no!
- Sim, sim, minha senhora. Acalme-se, por favor... É só um momento

A hospedeira pegou num telefone e falou pelo bocal, suavemente. Pela janela, vi um homem sair pela grande porta envidraçada do aeroporto, a correr e a agitar os braços na direcção do avião.

O carro com a caixa gradeada imobilizou-se. Viu os sinais do outro, acenou com a cabeça e deu uma volta completa. Vinha de volta para o nosso avião.
A senhora respirou fundo, aliviada.

Os passageiros viravam-se nos assentos, espetavam as cabeças a olhar. Outros fingiam que não tinham visto nada, solenes, formais.
- Obrigada! Foi uma sorte eu estar a olhar pela janela. Nós íamos para S. Tomé. Se o cão aqui ficasse, nunca mais o via!
A hospedeira acenou com a cabeça. Talvez pensasse o mesmo. Talvez não.
O carro aproxima-se. A senhora pergunta, numa grande agitação:
- Posso descer?
- Não é preciso correr, ele vem aqui mais perto, para ver se é o seu cão. Tenho de ter uma autorização.
- Claro que é. Reconheço a gaiola.
- Pode descer, disse a hospedeira, pousando o telefone de bordo.

A mulher desce as escadas quase a tropeçar, chega-se ao pé da gaiola e estremece:
- Não é ele... Não é o meu cão...

Espantada, olhava ora para o cão, ora para a hospedeira. Por fim, envergonhada, pediu desculpa.

- Não faz mal, disse a hospedeira cheia de paciência, sorrindo. E continuou:

- Fez bem em dizer...
- Dei-lhe tanta maçada...
- É o nosso trabalho. Com certeza não a deixávamos partir com essa dúvida!
- Agradeço do coração.

Suspirou, como se confessasse alguma coisa importante:

- Sabe, o meu cão é como uma pessoa! Um amigo... O maior amigo.
- Eu sei, disse a jovem sorrindo. Também tenho um cão.
A senhora voltou a sentar-se ao meu lado, do lado de lá do corredor, murmurando:
- Que parva! Não podia ser ele. Este era tão grande! Mas se fosse? Era horrível, não era?, perguntou-me.
- Sim. Era horrível! Sabe, eu também tenho um cão...

Anoitecia. Em África o sol cai de repente.
Para evitar mais conversas com a senhora do cão, encostei-me para um lado e adormeci.

Sonhei com praias lindas? Não sei. Mais tarde vi-as, belas, a todas as horas. O poente sobre a baía de Ana Chaves, a estrada costando o mar em direcção a Angolares e a vista do Cão Grande, os coqueiros de linhas suaves, os barcos na pequena enseada de Santana.
Nessa altura dormia e creio que nem sonhava...
A tal senhora só voltei a vê-la, agitando-se no meio das malas e da tal gaiola enorme, abraçada ao cão, na aero-gare de S. Tomé.

5 comentários:

  1. Olá

    Belo texto,como sempre.
    Lembrou-me o ministério,dito,da cultura e o apoio dele,ministério,às touradas.
    Os responsáveis,concerteza não têm cães,se tivessem,concerteza não se importariam de os abandonar.Sobretudo não têm cultura.

    Saudações cordiais,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Meu Deus!!!Que lindas paisagens, a natueza é divina!!!Bjs

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas mensagens. É lindo S. Tomé, Elzenir, como o seu Brasil com certeza.
    E sobre os cães, estou completamente de acordo consigo, Mário!
    A história é verdadeira e eu sou as duas personagens: de facto, fui eu que me convenci que tinha perdido o meu cão Zac em Dakar e fiz toda aquela fita...

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da jogada de que você fôsse a "senhora do câo",além da que lia ou adormecia perdendo a visâo de tâo espectacular e novedosa panorâmica.Conseguiu convencer-me de que a outra mulher nâo lhe interesava para nada,e afinal ela também era você.Parabens e beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. África... A terra da gente com o coração na boca... A terra onde os homens ainda falam... Que saudade!

    Manuel Poppe

    ResponderEliminar