domingo, 23 de janeiro de 2011

A maravilhosa música dos "Clannad" - In A Lifetime (Live 1998)

Gweedore, onde nascem os Clannad.

"Clannad" é um grupo irlandês que surgiu nos anos 70, em Gweedore, no Condado Donegal, na Irlanda (não confundir com a banda desenhada japonesa do mesmo nome!).

A sua música foi descrita de muitos modos diferentes: folk, new age e céltica.

Foi o meu filho que me ofereceu o primeiro CD do grupo.
O grupo é formado por Moya Brennan (Máire Ni Bhraonáin, em celta), a vocalista e tocadora de harpa céltica.
Moya Brennan
Na banda entram também os seus irmãos Ciarán Brennan, Pól Brennan, e os tios (gémeos) Noel Duggan e Pádraig Duggan.
Enya –a outra irmã- participou esporadicamente no grupo, tendo saido em 1981 para iniciar uma carreira de cantora sozinha, com grande sucesso.
Enya Brennan

Toda uma família (o clã quase inteiro!...) irlandesa.

O grupo ganhou um Grammy Award, em 1999, pelo “melhor Album de New Age”.

Deixo-vos neste domingo de reflexão, a voz maravilhosa de Moya Brennan, para descansarem neste dia ventoso, de grandes manobras!

Mais canções:


o site oficial dos Clannad:

Mais canções:

5 comentários:

  1. Também gosto. Bom Domingo cívico!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá MJFalcão

    quase nos encontrámos no Tons de Azul.
    Há meses que visito o seu blogue, ao qual cheguei através de Os Meus Livros ( Um dos meus favoritos na minha já extensa lista de blogues que visito diariamente )mas penso que nunca deixei nenhum comentário.Venho sempre porque gosto dos seus temas e das suas belíssimas fotografias.
    E pronto, foi mesmo e só para dizer olá.
    Um bom final de domingo.

    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Sabia da Enya, mas não do grupo constituído por membros da família dela e que esta música fosse deste grupo.
    (já tentei passar por aqui antes, mas não estava a conseguir, agora vou procurar o post do prémio :)

    ResponderEliminar
  4. Bem sabia que conhecia esta música e este grupo!
    Beijo!

    ResponderEliminar
  5. Isabel, bem vinda ao blog! Obrigada pelas suas palavras que me animam muito!
    "Agarrei-me" afectivamente a este blog e sinceramente vou-me sentindo apoiada por "amigos"
    Vá ler o meu post sobre os amigos (mais adiante) porque também é dedicado a si!
    UM beijinho e venha sempre!
    Os Clannad são fantástics, Carlota, mas estive anos sem os ouvir! De repente, "acordei"!
    A Enya Brendon tem uma bela voz e muita presença, amiga Gábi!
    Gosto dos irlandeses, descobri isto há um tempo.
    Tentem ler Edna O'Brien (saíu há pouco as "Country Girls" em tradução portuguesa. Porque vale mesmo a pena.
    Depois, sempre "amei" os filmes do John Ford, e o actor dele Victor McLaglen (que era sempre o sargento...) e há outras cantoras realy cool!
    bjs

    ResponderEliminar