segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Se não for agora, quando?"




edição italiana da "Ética dos Pais (Sábios)"


Esta expressão " se não for agora, quando?" vem citada no "Pirquè Abbot" (Ética dos Pais ou Moral dos Sábios) e deve-se ao Rabbi Hillel (30 B.C- 9 DC).

Faz parte dos pensamentos em que o rabi vai assinalar a ideia de que cada um é responsável por aquilo que fizer de si...

Rabbi Hillel é uma figura extraordinária do pensamento hebraico - e universal. O Rabbi, que viveu cerca de 200 anos antes de Jesus, é um dos espíritos mais reconhecidos mundialmente pela sua sabedoria.

Como Jesus, o "doce rabi" -como lhe chama Eça- ele disse da sua sabedoria, com suavidade e brandura, mas com exigência.

Conta-se que um dia ao ver passar num ribeiro um crânio, e disse: "afogaram-te porque afogaste outros mas o fim de quem te afogou é ser afogado também..."

Pelo equilíbrio, sensatez, espírito de justiça, é uma figura admirada por quem a lê.

Apontei dele, ao longo dos tempos, várias coisas que me tocam e me fizeram sempre pensar na minha conduta pessoal e em relação aos outros.

"E por que não agora?", pergunta.

A urgência existe. Nada se deve adiar quando se pensou fazer algo...

Muitas vezes, quando me consideram demasiado "transigente", "tolerante", ou mesmo "fraca", penso nele. Nesses momentos, procuro pensar nos que admiro e no que eles aconselham que se faça.

E admiro o Rabbi Hillel!

"Por ti e pelos outros", diz ele: e por que não já agora?

Deixo-vos alguns "pensamentos" do Rabi...

. "Não julgues o teu próximo até te encontrares na sua situação; nem te fies de ti até ao último dia da vida".


. "Quem procura fama, perde a que tem; mas quem não acresce o próprio saber, acaba por nada saber..."


Antes, dissera:


. "Quem não se quiser instruir, quem não estuda, não é digno de viver; aquele que não aumenta os seus conhecimentros, diminui-os..."


E, mais a diante, dirá:

. "Se eu não for par mim, quem será para mim? Se eu não tomar conta de mim, que coisa sou? Se não pensar nos outros, quem sou? E se não for agora, quando será?"

Penso que o quadro de Chagall que escolhi fala dessa pureza dos pensamentos, da simplicidade, da suavidade...
De Jesus, do Rabbi Hillel, dos "justos" onde quer que estejam...


2 comentários:

  1. Muito bonito.
    Vou copiar os pensamentos para juntar aos muitos que já tenho.
    E embora todos os dias leia alguns desses pensamentos e queira verdadeiramente viver segundo o que ensinam, é difícil.Tantas vezes esqueço os meus própositos.
    Mas errando se aprende e todos os dias voltamos a tentar.
    É assim que se "cresce" até morrer.
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Querida Isabel! Mas quem é que consegue lembrar-se sempre!? tentamos seguir esses "ideais" que nos parecem justos, esses "princípios", pautar-nos por eles, mas sempre tentando só...
    Ajudam-nos a fazer o caminho.
    O principal é lembrá-los e "querer" segui-los!
    Acredite!
    Um beijinho do falcão

    ResponderEliminar