quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O RATINHO POETA E O OURICINHO FORAM À PISCINA...



Bem, não é só o Ratinho... Agora estão sempre de acordo, ele e o Ouricinho.

- Para que serve este saco?, perguntou o Ratinho ontem. É para ires à piscina, não é?
- Sim. Tu já sabias...

- Claro que sabia. Mas o que é essa piscina? Para que serve? Posso lá ir ?

Logo o ouricinho:
- Sim, sim. Também podemos lá ir ?
- Vocês?

E desatei a rir. Imaginei-os na piscina os dois, a chapinhar!

- Por quê? Parece mal?, indignou-se o Ratinho.
- Não, nada disso! Só que nunca tinha pensado nisso... é água, muita água!
- Eu sei, vi as tuas fotografias. Foi por isso que nos lembrámos de ir...

Era o Ratinho, o convencido.

- Então, levas-nos?, gritou excitado o Ouricinho.
- Sim...
 De repente pensei no óbvio: eles não tinham fatos de banho!

- E os calções de banho?!
- Os “quê”?!
O  Ouricinho estava espantado.

- Os fatos  de banho para vocês. Não se entra numa piscina sem ter um fato de banho!


Olharam um para o outro, consternados. 
- Pois é, tu tens um fato de banho.
Tive pena deles.
- Bem, posso arranjar-vos uns...

Fiquei logo arrependida. Que ideia era aquela? Já estava a ficar influenciada pelas ideias deles? Como é que ia levá-los comigo à piscina? E a entrada?

“Oh! –disse para mim própria - passaste-te da cabeça? Agora pensas na “entrada” deles? Não sabes que os podes levar no saco?”

Tudo aquilo começava a parecer-me demasiado surrealista... Já pensava escondê-los no saco!

Como é que um Ratinho e um Ouricinho iam a uma piscina pública?

“Coitados! Eles gostavam tanto...”
Era eu contra mim própria, as duas já confusas...

Eles olhavam para mim, cheios de esperança e de receio. Como se percebessem o que se passava na minha mente.
- Levas-nos?...
- Está bem! Vou fazer-vos eu uns calções de banho!

Puseram-se aos saltos.
- És mesmo boa!, disse o Ratinho.
- Adoro-te!, excedeu-se o Ouricinho.

E começou a empresa da escolha dos tecidos. Nada é simples com aqueles dois!
- Este é tão giro...
Era um saco que me tinham oferecido as amigas dos “vurdóns”...
- Esse não pode ser. É meu!
- Dava umas bermudas giríssimas...

Era o Ratinho Poeta. 
“Bermudas?”

- Então este azul aos quadrados...
- Não pode ser. É um pijama...

- E este pode ser?

O ouricinho embrulhara-se num tecido que tinha servido para fazer um pijama à Gui. Alegre, fresco, bonito.

- Tens bom gosto, este acho bem!


E lá fui buscar a caixinha da costura, a tesoura. E corta aqui, cose ali, lá lhes fiz os fatinhos... 
E as toucas?

A verdade é que até lhes arranjei toucas de banho e os levei à piscina dos Bombeiros, hoje!


Não foi simples, porque percebi que estavam com medo. O ouricinho agarrou-se a uma das minhas sandálias, e o Ratinho espreitava de dentro da outra.

Ao pé  da água estavam encolhidos e inseguros.
- Não há saída?, dizia o Ouricinho.

- Está ali a porta! E apontei para o fundo.
- Aquela amarela?

- Já vi, já vi..., disse o Ratinho que parecia menos medroso.
- É a de emergência, reparou logo o Ouricinho... E a outra?

Espreitava para todos os lados a ver onde estava a saída.
- É aquela por onde entrámos!
- Ah!

- E não põem as toucas?, perguntei.
Já as tinham tirado...
- Caíram...
Percebi que não tinham gostado delas. Agarravam-se com força à bóia de salvação, pendurada na parede...

No final, voltámos para casa, contentes. No carro, deitaram-se, estafados.

- Gostaram?
- Sim, muito - disse o ratinho, muito educado.

O Ouricinho esticou as pernas, a apanhar um pouco de sol.
- Estava fria a água, queixou-se...

Mas no geral, acho que se sentiram bem. Dizem que estão sempre aborrecidos em casa.


Eu gostei muito de os levar! Foi uma experiência inesquecível!

Como é que não me lembrei disto antes?!


7 comentários:

  1. Gostei, gostei muito, sobretudo dos fatinhos de banho, Madade

    ResponderEliminar
  2. Já me fartei de rir!
    Este post hoje está um espectáculo!
    Mas que aventura! E os fatinhos?...estão o máximo!
    As fotos são todas giras, mas as 15, 17, 21 e 26 estão...

    Adorei! Adorei! Adorei!

    A Mafalda e estes dois bichinhos são os meus heróis preferidos, das histórias e da banda desenhada!
    Sim, porque eles já aquiriram, há muito, o estatuto de heróis destas aventuras cheias de imaginação e ternura!

    ADOREI!

    ResponderEliminar
  3. Olá MJ
    Não conhecia o teu blogue e tive uma agradável surpresa.
    E esta história é uma delícia. Está muito bem contada e ilustrada. És muito criativa...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Olha quem!!! Já estava à espera! Mas tinham razão e ficaram admiráveis: coragem, atrevimento, juventude, em suma!

    ResponderEliminar
  5. Estão tão giros de calções de banho! Gosto muito, muito, destes posts.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  6. Já me ri com gosto!!
    A piscina esteve muito concorrida!!...
    Está tudo genial: os fatos de banho, a história, as fotografias.
    A MJ é brilhante!!
    Mais uma vez, muitos parabéns aos três, por estes momentos deliciosos de pura descontracção e humor.
    Sem dúvida que isto promete...

    ResponderEliminar
  7. Chego de Granada esgotada e encontro-me com isto...
    Tens que lhes fazer mais fatos de banho, e uns casacos para o inverno.
    Não vão parar de pedir, vais ver!
    Em espanhol: "me temo que te estás metiendo en una camisa de once varas" — intraduzível, ¿verdad?
    Pués eso. Estou tão cansada que penso em espanhol.
    Besos

    ResponderEliminar