segunda-feira, 8 de outubro de 2012

RETRATO DE UMA PESSOA BOA: O MEU TIO FAUSTO QUE FAZ HOJE 95 ANOS!



 O meu tio era o único irmão da minha mãe. Faziam uma diferença de pouco menos de dois anos.

Recordo-os numa fotografia, que a minha mãe guardava, pendurada  em cima da lareira.
Estavam os dois  num carrinho de verga puxado, por um cão enorme que me parecia um São Bernardo.
este era o carro do meu Avô, um SPA, e lá está a família


Contava a minha mãe que o cão era muito pachorrento e bom e que tinha uma paciência infinita para as traquinices deles.

Tinham um ar de meninos compostos, na fotografia, a minha mãe com um vestido de rendas e fitas e um ar assustado, e o meu tio todo orgulhoso, no seu fatinho à maruja.


O olhar dos dois era semelhante e, apesar de muito diferentes no feitio e nas atitudes, tinham afinidades e unia-os uma amizade que durou sempre.

Na minha infância, lembro que o meu tio era esperado  com ansiedade. Alegre, brincava sem se cansar.


no casamento deles, eu estou à frente, a única criança...

Depois casou com uma mulher linda e brincou com os filhos dele, e, depois, com os meus filhos...

O meu tio e o filho dele...

Fazia-nos rir com as caretas cómicas que inventava - e os seus olhos esverdeados nunca se impacientavam com coisa nenhuma da vida.
Fausto, fotógrafo fotografado pelo Diogo

Fausto, há dois anos...


o meu avô, actor amador, na juventude...

Vivia com a tranquilidade do meu avô, seu pai, que era um homem inteligente e bom.

Também o meu tio é um homem bom. E tem uma mulher maravilhosa ao lado que se chama Nina.
os três, no Inverno passado

Parabéns, Tio Fausto! Que viva até aos 120 ("ad mea esserim", dizem os israelitas)!

Um VIVA aos meus tios! 

VIVAAAAAA!

9 comentários:

  1. Na internet, a gente vem sem ser convidado, não há normas que proíbam. Cheguei de mansinho e ate já conheço o seu tio que faz 95 anos, e um pouco de sua vida.
    Que bela postagem!
    Vou voltar aqui: já instalei a minha foto.
    Um abraço,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  2. Muito giro o seu post, com essas fotos antigas.

    Viivaaaa!! Para os seus tios!
    (E para a sobrinha! Viva!)

    ResponderEliminar
  3. VIVA!
    Estão todos contentes ao lado da sobrinha que é maravilhosa!!
    Bonita fotografia e belos sentimentos.

    ResponderEliminar
  4. Muitos Parabéns ao tio Fausto, que me orgulho muito de conhecer pessoalmente.
    E que merecida homenagem.
    MJ faltou a foto do tio com a prima Mané, aiai, ehh
    Já dei os parabéns à filha babada, e agora dou à sobrinha babosíssima.
    A tua tia também é muito linda.
    Beijinhos para todos
    Saudades tuas meu Belo Falcão Lunar

    ResponderEliminar
  5. Um grande abraço aos teus tios, um grande abraço para ti, meu amor! VIVA O TIO FAUSTO|

    ResponderEliminar
  6. Que fotos lindíssimas! O teu avô devia ser um "potentado", para ter esse pedaço de automóvel naqueles tempos. E o carrinho puxado pelo cão, que delícia!
    Tu és uma mulher rica? ( de património, me refiro). Sempre convém saber com quem se está tratando ... confio em que já vais conhecendo o meu sentido do humor um pouco ao estilo Grouxo Marx ( oxalá!!!). Um dia alguém me comparou com Pitigrilli, oxalá também!!
    Os teus tios, Fausto e senhora, devem ser uma delícia.
    Tens uma família encantadora.
    Beijinhos grandes da tua pequena grande amiga

    ResponderEliminar
  7. Não, o meu avô não foi um potentado, era um homem simples que se fez a si próprio, abriu a sua tipografia e foi ele que criou nela o semanário "A Rabeca", republicano de gema e, depois, do chamado "reviralho". Era bom, inteligente e tinha a arte de saber viver e ser adorado. O SPA comprou-o num dos momentos altos, como também teve um Palácio lá na cidade que depois vendo quase por nada porque, numa aposta, se comprometera a isso.
    Ingénuo talvez, honesto em demasia (haverá demasia????), nunca foi rico. Era actor amador, cantava maravilhosamente e amva a vida e os outros. Quando era mais velho...o autocarro parava em plena rua Direita fosse onde fosse para ele subir.
    AH! O tal SPA vendeu-o pouco depois quando à saída do Liceu atropelou um miúdo que saíra a correr e o feriu. Nunca mais guiou...
    Esse jornal teve a autorização do Director do "Le Monde" para reproduzir textos traduzidos (que eu e o Manuel traduzíamos)
    Minha querida, não sou nem nunca fui rica!(mas falaremos disso nas nossas conversas top scret!)...

    ResponderEliminar
  8. "NÃO EXISTE LAÇO MAIS FORTE QUE A FAMILIA,A UNIÃO ENTRE SI E O CARINHO QUE CAD UM DISPONIBILIZA NA GRANDE RODA DA VIDA. CHEGAR A QUASE UM SECULO DE EXISTENCIA NÃO É PRIVILEGIO DE MUITOS, BEM COMO SORTE E AMAGO DE UMA VDA PLENA E PRAZEIROSA. MINHA ADMIRAÇÃO E REVERENCIA NOBRE AMIGA...NAMASTE.

    ResponderEliminar
  9. Isso de perder um palácio no jogo...gostei!
    Fico com a impressão que a vida do teu avô dava uma estupenda novela. Não deixas de surpreender-me!!
    Te quiero

    ResponderEliminar