terça-feira, 6 de agosto de 2013

PARTO, MAS VOLTO!


Pois é, parto mas volto depressa. O destino são as Ilhas dos Açores – duas ou três, só. Mas chega porque dizem que são lindas: Terceira (de passagem, para espreitar a Rua do Espírito Santo onde a minha filha viveu dois anos!);Graciosa e São Miguel!!


Imagem de Angra do Heroísmo
Depois, vou à Graciosa;


Carapacho
Vacas da Graciosa! Que estão, atentas,  pelos Açores todos!


E, depois ainda, São Miguel!! A bela Ilha de São Miguel!


Caldeiras, Lagoas gémeas


As Ilhas Encantadas de Raul Brandão que tem páginas extraordinárias, quadros de palavras sobre São Miguel.


 A terra de Antero de Quental, o maravilhoso e terno e desesperado Antero! 


As terras por onde andou Garrett (que em criança viveu lá  7 anos e depois voltou...) com o exército revolucionário de D. Pedro, de onde saíu em 1832. Por onde passou Alexandre Herculano e Castilho. 

E Vitorino Nemésio que foi meu professor na Universidade.

E Armando Cortes-Rodrigues, o Violante de Cisneiros, seu criptónomo, com o qual escreve no Orpheu.


Do qual deixo este poema que achei lindo...

A voz do Silêncio

Silenciosa,
A noite calma,
Ó quantas coisas
me diz a alma!

Cessai, ó fontes
A ladainha;
Deixai a noite
Falar sozinha.

Quanto mistério,
Quanto segredo,
No ar perpassa

Como que a medo.

* * *

Depois conto tudo o que vi, está prometido!

7 comentários:

  1. Boa viagem! Passei nos Açores tempos inesquecíveis, quem me dera voltar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já estou com saudades!:(

    Aproveite muito bem e tire muitas fotos para depois nos contar tudo desses lugares maravilhosos!
    Boas Férias!! :)
    Muitos beijinhos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Vou e volto logo... depois vens tu até cá! beijinhos e descansa!

      Eliminar
  3. Também quero ir...

    Tudo maravilhoso!!
    Aproveite bem estes dias, Maria João.

    Um beijinho e até breve.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cláudia! Vou ver o que se passa por lá - de telemóvel em punho mais uma máquina ao ombro...
      beijinhos (já corrigi a gralha...)

      Eliminar
  4. maria teresa meireles6 de agosto de 2013 às 09:31

    Boas férias . Só estive em S.Miguel e gostei muito .Não podia era lá ficar muito tempo ,porque me fez mal à cabeça ter estado num pico ,donde se vê mar dum lado e doutro .Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Os Açores são o meu encanto... tenho assinatura tirada, todos as anos! Goze, aprecie, deleite-se, deslumbre-se, encante-se... Boa viagem, bom sucesso para o Manuel e que o regresso deixe saudades...
    Abraço aos dois
    Raul

    ResponderEliminar