domingo, 8 de setembro de 2013

A VITÓRIA DE SAMOTRÁCIA VAI SER RESTAURADA



A célebre Vitória Alada, a Nike, uma das maravilhas do mundo da Arte de todos os tempos, vai ser retirada do Louvre por uns tempos para ser limpa e restaurada. Assim como a escadaria ao cimo da qual ela se encontra.


Foi umas das mais belas descobertas da minha vida! E sempre volto a vê-la com o mesmo encanto. É a beleza alada, com a força e algo de etéreo, suave, ligeiro que não vi nunca noutra  escultura...

A primeira vez  que a "vi" foi a cópia que os meus pais trouxeram, há tantos anos de uma viagem a Paris. Hoje, essa pequena estátua está na minha sala de trabalho...

o meu pai, deslumbrado, nos anos 50, a olhar para a Vitória...

Depois, descobri-a um dia, de corpo inteiro, maravilhosa, ao cimo das escadas, deslumbrante e perfeita. 

Pela primeira vez percebi o que é uma obra de arte. Aquele corpo de mulher, a que faltam os braços, era uma obra perfeita, completa, insubstituível ... a que não faltava nada!


Em 2014 estará pronta, dizem. 

Com certeza, bela como sempre, se bem que receie as limpezas de esculturas, ou monumentos, que ganharam  a sua patine própria, aquele colorido branco cor de marfim amarelado que o tempo confere ...

Bem, lá voltarei a Paris um dia... Mas só depois de 2014! Paris sem a Vitória de Samotrácia... não é Paris!


11 comentários:

  1. É lindíssima!
    Gostava de a ver ao vivo. Quem sabe um dia...

    A sua Vitória também é linda e lembro-me de ter visto aqui um desenho seu ( muito bonito) desta obra.

    Um beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, agora só podes ir a Paris quando acabarem de a restaurar! combinamos...e vamos as duas!Queres??????
      beijinhos

      Eliminar
    2. Claro!
      A ideia germina!

      Um beijinho :)

      Eliminar
  2. É belíssima sim, Maria João.
    Toda ela é beleza, leveza, feminilidade...

    Beijinhos.:))

    ResponderEliminar
  3. E porqué teve que perder a cabeça a Victoria de Samotracia?!
    É todo um símbolo de como somos, por um lado belos, triunfantes, alados, e por outro uns bárbaros, por não dizer outra coisa.
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Maria! bárbaros e anjos, ou "alados" e diabólicos... Acredita que nem reparei desta vez que ela não tinha cabeça???? Onde tenho a cabeça?
      beijos

      Eliminar
  4. No fundo tens razão, até é capaz de estar melhor assim, nunca o saberemos, mas quem lhe fez ficar sem cabeça não devia ter grande coisa dentro da dele...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Quando se restaura um poema

    limpa-se o seu mais íntimo

    ResponderEliminar
  6. Lembro-me dessa Vitória de Samotrácia em cima da mesa no escritório do seu pai na casa da Serra. Fico contente que esteja agora no seu.

    ResponderEliminar
  7. Saudações Mrs. Falcão é uma vez mais meus sinceros agradecimentos pelo carinho, visitas e cordialidade de sempre além mares. As vezes me perco nessa sozinha de variedades e caldo cultural de sempre mas acabo me achando entre novidades e maneiras novas de conhecer o mundo Falcão que aprendi a visitar. Um abraço de borboleta e ate breve. Namaste.

    ResponderEliminar