sexta-feira, 20 de março de 2015

José Régio e o poema "Sabedoria"

José Régio foi um poeta extraordinário! Conheci-o bem. Foi meu professor e meu amigo. Um dia destes vou contar umas coisas desse conhecimento ...
Van Dongen, Estrelas (1912)

"Mas, com isto, que têm as estrelas?
Continuam brilhando, altas e belas.”


SABEDORIA 

“Desde que tudo me cansa,
Comecei eu a viver.
Comecei a viver sem esperança…
E venha a morte quando
Deus quiser.

Dantes, ou muito ou pouco,
 Sempre esperara:
Às vezes, tanto, que o meu sonho louco
Voava das estrelas à mais rara;
Outras, tão pouco,
Que ninguém mais com tal se conformara.

Hoje, é que nada espero,
Para quê, esperar?
Sei que já nada é meu senão se o não tiver;
Se quero, é só enquanto apenas quero;
 Só de longe, e secreto, é que inda posso amar…
E venha a morte quando Deus quiser.

Mas, com isto, que têm as estrelas?
Continuam brilhando, altas e belas.”

José Régio (*)“A Chaga do Lado


(*) José Maria dos Reis Pereira nasce em17 de Setembro em Vila do Conde onde morre, em 22 de Dezembro de 1969. Poeta, dramaturgo, romancista, novelista e contista, ensaísta e crítico, foi também o director da famosa revista literária “presença”, criada em 1927, em Coimbra, 
Vista da janela da casa de Portalegre

De 1941 a 1966 vive em Portalegre, onde ensina Português e Francês, no Liceu Mouzinho da Silveira, depois chamado Liceu Nacional de Portalegre.
 uma linda "Pietà", na Casa de José Régio

Pintor, desenhador, foi igualmente um apreciador de Arte Sacra.
Na sua casa de Portalegre – hoje Casa-Museu- está patente essa colecção - uma paixão!- feita ao longo da vida, por vezes com muitas dificuldades económicas.




4 comentários:

  1. Poema lindíssimo.
    Conte histórias do seu conhecimento com José Régio...
    Eu vou adorar :)

    Um beijinho
    Desejo-lhe um bom fim-de-semana:)

    ResponderEliminar
  2. Como gostei de visitar a Casa-Museu de José Régio; o quanto me emocionei...
    Magnífico poema, repleto de maturidade e aceitação!

    Um beijinho grande.:))

    ResponderEliminar
  3. Bonito poema de cansaço da vida. Tem que ser muito estimulante ter por amigo um verdadeiro poeta, deves ter muito que contar. Adelante, como dizemos aqui.
    Feliz semana, beijinho

    ResponderEliminar
  4. Toda a gente julga conhecer José Régio mas a MJ há de acrescentar histórias interessantes da relação professor-aluno.

    ResponderEliminar