quinta-feira, 19 de março de 2015

O meu pai... e eu.

"Eu vinha a correr desde o pinhal. Era noite e tinha medo. Mas, na varanda, ao cimo das escadas, coberta de glicínias e da folhagem vermelha da vinha virgem, o meu pai lia, sob uma lâmpada. À volta dele giravam as borboletas da noite e as grandes libélulas. Eu sorria, ao vê-lo. O meu pai estava ali. Tudo estava bem!"




"Nasceu numa casa simples com um quintal à volta. Veio para a cidade e viveu, com os irmãos e os meus avós na rua de Santo André." 


manifestação de estudantes, em Lisboa, durante a revolta da Madeira (1931)

com a minha mãe



na quinta dos meus avós 

num Verão, na Serra

o deslumbramento, perante a Vitória de Samotrácia

na quinta, a ler, como sempre...

"Espreitava-o, curiosa, via as mãos grandes que pegavam nas folhas com delicadeza ou sublinhavam com a caneta alguma coisa, riscavam o livro, anotando o que ia lendo.
Por vezes, absorto, dobrava o canto das folhas, ora em cima, ora em baixo, sem ter consciência do que fazia, na vontade de tudo fixar, embrenhado na leitura e esquecido de mim."
Era Paris e a Torre Eiffell ... 

 com os irmãos

uma certa melancolia 
e o entusiasmo da leitura 



8 comentários:

  1. Muito bonito, este post de homenagem ao seu pai.
    Gostei de ver as fotografias.
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Meu amor, eu sei o que tu sentes. Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. ~ Uma doce homenagem serenamente terna e amorosa...

    ~ ~ ~ Dias felizes. ~ ~ ~
    ~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  4. Maria João,
    Gostei muito desta homenagem. Envelheceu de uma forma muito bonita, sente-se.
    É parecida com a mãe, não é?

    Gostei de tudo, da Vitória de Samotrácia, da torre Eiffel mas acima de tudo das glicínias e do pai absorto na leitura.

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me muito bem do Dr. Falcão. Saudades...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Jana, lembro-me dos beliscos ternos que ele dava na cara, com as suas mãos grandes mas também tão ternas,porque o que caracterizava em especial o nosso pai era precisamente a ternura, a doçura... o coração...
    Sinto a sua falta sempre.
    Um beijo terno,
    Mamé

    ResponderEliminar